sábado, 17 de dezembro de 2011

Apresentação de experiências

Atualmente leciono em turmas de 1º ano e além das experiências que anteriormente postei, existem outras que gostaria de compartilhar com professores que atuam, sobretudo, nesta série e que estejam interessados. No programa do "nosso" laptop educacional existem jogos educativos muito interessantes para alunos das séries iniciais que estão aprendendo a ler e escrever, ajuda a aprender a localizar as teclas em digitação para crianças e pode ser encontrado no edusyst. É possível escolher entre o alfabeto ou palavras curtas, médias e grandes nos níveis fácil, médio e difícil;Cada letra das palavras vêm caindo dentro de peixinhos que serão comidos logo abaixo por um pinguim, se o aluno conseguir digitar todas as letras da palavras corretamente e a tempo. Se não conseguir o pinguim perde de comer e eles caem no solo. O jogo acaba quando caem uma certa quantidade de palavras ou letras. O aluno pode treinar leitura de palavras e aprender a digitar brincando.
Neste mesmo programa e nos mesmos moldes existe jogos matemáticos nos quais entre outras coisas, podem aprender principalmente as quatro operações: é possível selecionar a operação desejada, as continhas também caem, devem calcular e encontrar a resposta mentalmente e rápido, então digita-se o resuldado no teclado numérico, tecla enter e o pinguim atira destruindo a continha. Quando ele atira faz um barulhinho que os alunos gostam de ouvir (tipo guerra nas estrelas), além disso ninguém quer deixar cair no chão então, ficam ansiosos para acertar e sem perceber estão estudando bastante se divertindo.
Os alunos gostam muito de jogos e em computadores e estas são opções que permitem que joguem mas, unindo ao útil que é aprender mais sobre o laptop,matemática, ler e escrever.
Na internet também é possível encontrar vários jogos educacionais,como no smartkids, porém, nem sempre é possível utilizar pois, depende do sinal de acesso que muitas vezes não está acessível. E os jogos que estão no programa são mais fáceis de utilizar.
No tux também tem uma ótima opção de atividade para este momento natalino, que é o carimbo da árvore de natal que o aluno pode enfeitar da forma como quiser com as varias opções disponiveis entre enfeites, caixas de presentes, cores, etc. É uma atividade diferente na qual poder usar sua criatividade, enquanto aprendem a manusear o netbook.
Com a internet ativa também é possível acessar o site leãozinho.receita.fazenda.gov.br, que é ótimo para trabalhar educação fiscal, inclusive é sugerido pelo Programa. Acessem vocês vão adorar passear pela cidade do leãozinho, tem a escola, o cineteatro, jogos educacionais divertidos, músicas para cantar e muito mais tudo com animação do leaozinho. Meus alunos riram muito se divertindo e aprendendo.
No momento são as sugestões das experiências que vivenciei com meus alunos, espero honestamente que sejam boas referências de novidades para alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário