quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Projeto - Animais em extinção

Animais em extinção

Professores: Maria da Glória, Valtília, Wirla e Maria Elígena

Escola: Mariana da Silva Oliveira

Disciplinas: português, matemática, ciências, história e geografia.

Série: 2º ano              turmas: 103, 104, 302 e 303

Duração: Aproximadamente, quatro semanas

TEMA:

Animais em extinção

DISCIPLINAS:

 Português, matemática, ciências, história e geografia

OBJETIVOS:

Obter informações sobre os animais em extinção, a partir da leitura de texto e pesquisas na internet;

Ouvir a leitura frequente de textos expositivos feita pelo professor para identificar informações relacionadas a um tema tratado.

Antecipar informações a partir do título de um texto e elaborar hipóteses sobre o assunto.

Desenvolver comportamentos relacionados à leitura direcionada para o estudo de um tema: ler, reler, grifar trechos importantes e anotar informações relevantes.

Ampliar seus conhecimentos sobre a linguagem dos textos de divulgação científica.

Aprender a selecionar informações relevantes em um texto.

Reapresentar informações provenientes dos textos estudados, recorrendo a consultas de anotações pessoais.

Reler um fragmento já lido para verificar se compreendeu corretamente.

Discutir com outros leitores, sob orientação do professor, as interpretações geradas por uma leitura.


AÇÕES:

Ouvir com os alunos a música “Mico-Leão-Dourado” do CD “Brasileirinhos – músicas para os bichos do Brasil”, de Paulo Bira.

Despertar nos alunos o interesse e a curiosidade pelo tema dos animais que fazem parte da fauna brasileira.

Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o mico-leão-dourado e sua relação com a fauna brasileira.

Propor que os alunos realizem uma pesquisa na internet sobre o tema estudado, observando as informações desconhecidas sobre o assunto tratado.

Ler o texto em voz alta e solicitar que os alunos acompanhem, verificando se há outras informações que ainda necessitam ser grifadas.

Apresentar, caso haja na biblioteca da escola, livros que contemplem informações sobre a temática dos animais.

Informar aos alunos que a preocupação com a preservação da vida dos animais tem levado muitas pessoas (ecologistas, pesquisadores, escritores, músicos) a escreverem sobre isso com a intenção de conscientizar a população, de alguma maneira, sobre a responsabilidade de todos nessa causa. ( usar o UCA para fazer as anotações )

Partir desse contexto para dizer que essa é também uma preocupação da própria escola e para tanto foi pensando que seria muito importante o aluno pesquisarem, estudarem e conhecerem mais sobre o assunto para então, ajudar a defender essa causa: a importância de se preservar a vida dos animais.

Apresentar para os alunos, em uma cartolina ou papel madeira, os objetivos e etapas da sequência de atividades “Animais em extinção” e em seguida pedir para que registrem no netbook.

Informá-los que, ao final da sequência, irão produzir um mural na escola a fim de compartilhar com outras pessoas, informações importantes sobre os animais da fauna brasileira que correm o risco de desaparecer.


ATITUDES:

Encaminhar com os alunos a leitura do texto em duplas, para que façam anotações no netbook que considerarem mais importantes para a confecção do mural sobre os animais em extinção.

Socializar as informações selecionadas pelos alunos, com as devidas justificativas e registrá-las no UCA e no papel madeira.

Reler o texto para os alunos para que verifiquem se fizeram todas as anotações necessárias, compreendendo que este também é um importante procedimento de estudo.

Retomar com os alunos o conjunto de informações produzido na aula anterior a partir da leitura do texto: “Para saber mais: a maior extinção da história da terra”.

Orientar os alunos para que identifiquem o problema da extinção como o assunto principal do texto e levantar os seguintes questionamentos: O que quer dizer a palavra “extinção”? Onde vocês já ouviram ou leram essa palavra? Por que tantas espécies estão em extinção? Qual tipo de extinção os programas na TV, revistas, jornais, nos apresentam normalmente?

Após dialogar com os alunos, solicitar que elaborem uma lista dos animais que possivelmente estejam correndo o risco de extinção. ( usar o UCA )

Registrar a lista em um cartaz e deixar fixado na parede ou mural da sala.

Ler para os alunos o texto “Lista dos animais em extinção no Brasil”  do site: http://www.alienado.net/lista-dos-animais-em-extincao-no-brasil/.

Solicitar que verifiquem se, a partir da leitura do texto, é necessária alguma alteração na lista dos animais que correm risco de serem extintos: se consideram importante acrescentar, retirar ou substituir alguns dos nomes levantados previamente.

Elaborar, coletivamente, um roteiro sobre quais informações seria importante investigar a respeito desses animais em extinção.

Informar que farão a leitura de mais um texto que traz informações sobre o problema dos animais que sofrem riscos de extinção no Brasil.

Dizer que, dessa vez, a leitura será feita em conjunto, de modo colaborativo.

Disponibilizar uma cópia do texto para cada aluno.

Explicar para os alunos que farão a leitura por parágrafos, sublinhando com um marcador grifa-texto, caneta ou lápis de cor, as informações relevantes e aquelas que possam gerar dúvidas.

Durante a leitura, orientar os alunos para que exponham suas dúvidas e peçam ajuda também dos colegas do grupo para esclarecê-las, apoiando-se no texto.

Propor que, em duplas, elaborem um resumo apoiando-se nas informações grifadas em cada parágrafo.

Possibilitar que cada dupla leia o resumo elaborado.

Disponibilizar para cada dupla um texto informativo sobre um determinado animal em extinção para que possam realizar uma leitura a fim de ampliar seus conhecimentos sobre cada animal.

Apresentar o modelo de ficha informativa que deverá ser preenchida por cada dupla, a partir da leitura do texto.

Informar que essa ficha irá compor um mural informativo sobre animais em extinção com o objetivo de disponibilizar para outras pessoas da escola, informações sobre o assunto.

Ao finalizar, solicitar que releiam novamente a ficha preenchida a fim de checar todas as informações ali registradas.

Auxiliar as duplas na revisão do texto de modo que seja possível sua publicação no mural da escola.

Produzir com o grupo de alunos, o mural informativo divulgando as fichas informativas preenchidas.

RESULTADOS:
                                                       

Em outras situações, os alunos não manuseavam computadores para a pesquisa na escola e assim não se via o esforço dos mesmos, o desempenho e o desenrolar do projeto. Com o uso do netbook na sala de aula eles sentem mais prazer na realização das atividades e podem até descobrir novas informações. Eles poderam assistir alguns vídeos com os animais e seu habitat e conhecer outros animais que não tinham visto ainda. Nossas expectativas foram atingidas, pois acima de tudo vimos o brilho nos olhos dos alunos no desenvolvimento das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário