terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Projeto Animais

PROJETO
ANIMAIS

Professora: Ivaneide Rodrigues da Silva Machado
Escola: Mariana da Silva Oliveira
Disciplina: Ciências, Português, Matemática, Artes, História, Geografia, Religião e Educação Física
Turma: 1º ano 101 e 301
Duração: 6 semanas

1 – TEMA
Neste ano letivo trabalhamos uma sequência didática sobre animais, porém, não contemplou todas as ações previstas aqui neste projeto que é mais amplo abordando muitas questões que não desenvolvemos na ocasião da sequência. Naquele momento, desenvolvemos várias atividades envolvendo leitura, escrita, rodas de conversa, fichas técnicas, leitura de textos pelo professor, todas relacionadas ao tema, entre outras, e no final proporcionamos uma visita ao Parque Chico Mendes, ponto turístico e cultural da cidade de Rio Branco, que possui uma extensa área verde com animais para serem visitados por curiosos interessados.

2 – DISCIPLINAS
Na disciplina de ciências trabalhamos os animais, em si mesmos, sua alimentação, características, grupos, atc; em português trabalhamos a oralidade em rodas de conversa, incentivamos a questão de ouvir com atenção, se expressar se manifestando por meio das falas, atividades de leitura e escrita, nas fichas técnicas desenvolvemos a matemática com números, altura dos animais, peso, tamanho; em geografia destacando principalmente o habitat de cada um dos animais, a importância da preservação das espécies para a conservação do meio ambiente em que vivemos; em história destacamos em que contexto ocorreram e continuam ocorrendo a extinção de várias espécies de animais; em religião destacamos a Arca de Noé personagem bíblico que construiu uma grande arca a mando de Deus para salvar casais das espécies da terra que seria destruída por uma grande inundação causada por chuvas, por está consumida pelo pecado e assim iniciar um novo mundo diferente e melhor procriando respectivamente suas espécies; em artes desenhando a representação de algumas espécies de animais e colorindo outros observando suas características, produzindo sons que os animais fazem e por fim, em educação física com brincadeiras de expressões físicas através da imitação dos gestos e movimentos de vários animais.
Utilizamos tecnologias digitais em vários momentos como: em pesquisas para visualizar imagens de diferentes espécies, lista de animais atualmente em extinção, jogos educativos, curiosidades dos alunos. Portanto, podemos dizer que todas as disciplinas envolvidas são abordadas utilizando as tecnologias digitais.



3 – OBJETIVOS:
- Compreender que os animais são seres vivos
- Reconhecer algumas das principais características dos animais
- Distinguir os diferentes ambientes onde vivem os animais
- Classificar os animais em terrestres e aquáticos
- Conhecer as formas de locomoção dos animais
- Compreender e classificar os animais de acordo com sua alimentação em onívoro, carnívoro e herbívoro
- Reconhecer a importância dos animais para o meio ambiente
- Reconhecer a importância da preservação das espécies
- Desenvolver a compreensão leitora por meio de texto expositivo
- Analisar e selecionar informações contidas no texto
- Desenvolver a capacidade de síntese
- Produzir um texto a partir de um texto expositivo
Até o presente momento os objetivos previstos estão sendo atingidos do ponto de vista conceitual, sobretudo para os que freqüentam assiduamente as aulas, porém, espera-se que desenvolvam também atitudes que nem sempre ocorre. Isso fica mais evidente quando os alunos capturam um animal pequeno (inseto) como borboletas, besouros, pássaros, entre outros e não têm o devido cuidado, chegando às vezes até a pisá-los propositalmente, matando-os.

4 – AÇÕES
Foram realizadas diversas ações no decorrer do desenvolvimento das aulas, como: disponibilizar aos alunos vários textos de diferentes gêneros textuais abordando questões relativas ao tema, acompanhadas de atividades muitas delas lúdicas para ajudar na compreensão da proposta, como pesquisas na internet de imagens de animais, curiosidades dos alunos, jogos; atividades de leitura e escrita no livro didático, outras digitadas com imagens escaneadas e impressas em computador, uma para cada aluno; atividades de movimento com o corpo imitando os animais com gestos e sons que produzem, estas aliás são preferidas pelos alunos de 6 anos; na visita ao parque os alunos têm oportunidade de registrar os momentos com os animais por meio de webcam com seus netbooks, filmar, fotografar. Nessas últimas os alunos que ainda não conseguem "dominar" a máquina manifstam dificuldades necessitando de atenção maior, porém é possível desenvolver solicitando ajuda dos colegas para atuarem como monitores. Sem essa ajuda e os netbooks seria muito difícil fazer com que todos registrassem os momentos.

5 – ATITUDES
Com o desenvolvimento desse projeto os alunos podem aprendem a respeitar e valorizar mais os animais, pois, passam a conhecer suas especificidades, necessidades e importância para o meio em que vivemos. Durante a visita ao Parque Chico Mendes, os alunos respeitaram algumas das normas de visita como, não jogar lixo no chão, não alimentar os animais, porém, falavam muito e em tons altos deixando os animais agitados e extressados, desrespeitando as necessidades destes. É necessário que as famílias continuem também acompanhando, incentivando, motivando, apoiando e cobrando para que coloquem em prática o que aprenderam na escola e nem sempre isso acontece enfraquecendo o nosso trabalho.

6 – RESULTADOS
Os resultados são alunos mais concientes da sua condição de cidadão que deve cuidar e proteger o meio ambiente sob pena de sofrer as consequências de um mundo sem fauna. Muitos alunos se envolvem, se empenham, se dedicam e se comprometem com os temas propostos em estudo na escola, porém outros não atentam para a devida importancia relegando e deixando para outros sua responsabilidade. Se torna necessário, porquanto persistir, na esperança que o quanto antes percebam e reconheçam sua obrigaçao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário